• Ivo Perônico

VALE A PENA FAZER UM SEGURO PARA O CELULAR?


Com 77% dos brasileiros possuindo atualmente algum telefone celular (dados do IBGE), os preços dos mais sofisticados (smartphones) ultrapassando a casa dos 7 mil reais e o país enfrentando notório aumento de criminalidade, não causa surpresa o crescimento dos seguros para celulares e outros aparelhos eletrônicos portáteis.

O seguro de celulares e outros equipamentos eletrônicos se torna assim cada vez mais necessário no dia-a-dia dos brasileiros. É um seguro que costuma ser vendido como cobertura adicional de seguros residenciais, de acidentes pessoais ou de vida.

Em geral, a cobertura básica garante indenização por danos físicos ao bem em caso de incêndio, raio, explosão, impacto de veículos terrestres e aeronaves ou tentativa de roubo e a cobertura opcional protege o segurado contra subtração do bem, danos elétricos, danos por água/ liquido e perda ou pagamento de aluguel do bem, caso este sofra os danos devidamente cobertos.

Outro ponto importante são os bens cobertos pelo seguro. Tipicamente, estes abrangem celulares, smartphones, notebooks, tabletes, videogames portáteis, filmadoras e smartwatches. Não estão cobertos, os bens destinados à venda, os softwares e sistemas de dados armazenados, equipamentos em viagens de entrega, cartão SIM ou CHIP, etc. As seguradoras também não costumam segurar os equipamentos portáteis de mais de quatro anos de idade e, no caso dos smartphones, de mais de dois anos. Para ter certeza, o interessado no seguro deve ler com atenção a apólice e, caso tenha dúvida, contatar seu corretor de seguros.

No que se refere à franquia, isto é, ao percentual a ser deduzido da indenização em caso de sinistro, esta pode chegar a 25% do valor do bem. É importante que o segurado tenha conhecimento desse percentual e também da base sobre a qual ele será aplicado, isto é, a tabela que a seguradora usa para determinar o valor de novo e o valor de reposição do bem. Aquele pode ser diferente do valor de mercado pago efetivamente pelo segurado e, se for maior, gerará uma franquia que pode ficar acima do esperado conforme o valor de mercado. É bom assim conferir na apólice o caso particular do equipamento segurado.

RPA SEGUROS | CNPJ 03.856.974/0001

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | © 2000-2018 

A Rpa Consultoria e Corretagem de Seguros doravante denominada como RPA SEGUROS é uma corretora Latina, de responsabilidade limitada, com operação no Brasil, sediada em Arujá há mais de 18 anos, em consonância com os princípios previstos no ordenamento jurídico pátrio.